fbpx

Acreditamos que em algum local ou em certo momento já ouviu falar sobre Social Media. Mesmo assim saberá com precisão qual o real significado deste conceito?

Pois bem, o Social Media nada mais é do que o conjunto dos meios dos quais as marcas e as empresas fazem uso para divulgar todo o seu conteúdo, neste caso, como exemplos, temos os websites, os blogs e as redes sociais.

Por serem idênticos concetualmente, os termos Social Media e Redes Sociais são na maior parte das vezes confundidos, isto por se pensar que têm o mesmo significado, o que na realidade, não é verdade!

Vasco Marques, um dos maiores especialistas de Marketing Digital do nosso país, estabelece a diferenciação entre estes dois conceitos ao atestar que as Redes Sociais são essencialmente centradas nas pessoas enquanto o Social Media foca especialmente a atenção nos conteúdos.

Assegura-se assim que as Redes Sociais fazem parte do mundo Social Media, uma vez que este engloba uma maior variedade de ferramentas com o objetivo primordial de conceder às pessoas o poder de publicação de conteúdos na web.

Por forma a clarificar o assunto em questão de maneira mais simples, em termos metafóricos, o Social Media poderá ser comparado a um país ao passo que às Redes Sociais apenas se confere o papel de um distrito.

Com o evoluir dos tempos e devido à permanência no digital, o Social Media passou a ser uma profissão.

Profissional de Social Media

Um profissional de Social Media é uma pessoa multifacetada que possui diversas responsabilidades a seu cargo, na medida em que detém as funções de planear e criar conteúdos relevantes a serem à posteriori divulgados no meio digital. Por conseguinte, é igualmente responsável por monitorizar e dinamizar as redes sociais por forma a criar interação junto dos seus públicos previamente segmentados, daí a necessidade do constante contacto com novas atualizações, mudanças e tendências no mundo digital.

//www.ldmedia.pt/wp-content/uploads/2020/06/7645LDMedia_logo.png