As hashtags são definidas como palavras, frases ou expressões precedidas de um símbolo de cerquilha (#) associadas a determinados assuntos que permitem a identificação da temática dos conteúdos publicados nas redes sociais.
Após publicadas nas redes sociais, as hashtags transformam-se numa hiperligação que direciona o utilizador a uma nova página com outras publicações relacionadas aos tópicos em discussão.
As hashtags surgiram há cerca de 14 anos, em 2007, na rede social Twitter, no entanto o sucesso não foi imediato, uma vez que apenas no ano seguinte conseguiram marcar a diferença no digital. A partir daí, outras redes sociais como o Facebook e o Instagram começaram a adotar esta mesma estratégia, sendo nos dias de hoje, um elemento essencial no marketing digital.
Apesar de parecerem óbvias, estas ferramentas funcionam como uma estratégia poderosa para agrupar e identificar conteúdos, além de permitirem a abrangência de um maior número de pessoas bem como a identificação de marcas e/ou empresas.
Dicas de utilização das #Hashtags
Para uma melhor utilização das hashtags, deixamos de seguida três dicas fundamentais no sucesso desta estratégia nas redes sociais:
- Criar hashtags para empresas e eventos
- Adequar as hashtags a cada rede social;
- Escolher hashtags com grande volume de publicações associadas.