Nas redes sociais não basta produzir conteúdos, é igualmente ou até mais importante perceber se aquilo que se partilha com o público é rececionado da maneira mais correta. Para facilitar o processo de estudo do comportamento dos consumidores nas redes sociais, existem duas métricas fundamentais: o Alcance e a Interação.

Alcance

O Alcance (reach, em inglês)Comun é a métrica que permite percecionar a quantidade de pessoas que visualizaram determinado conteúdo. Na rede social Facebook, por exemplo, o alcance mede o número de pessoas que viram a publicação, ou seja, quando o respetivo post surge no Feed de Notícias de alguém, esse post alcança uma conta e assim sucessivamente.

Na totalidade, o alcance pode ser classificado de três formas distintas:

  • Orgânico – O alcance orgânico diz respeito à quantidade de pessoas que visualizaram um post, pelo menos uma vez.
  • Pago – O alcance pago prende-se com o número de pessoas que viram um post ou página mediante determinado custo.
  • Viral – O alcance viral tem a ver com a quantidade de pessoas únicas que visualizaram determinado post por via de algum tipo de interação de outra pessoa com a publicação.

Interação

A Interação (engagement, em inglês) é a métrica que engloba todo o tipo de ações num post, ou seja, a interação é medida consoante o número de Gostos, Partilhas e Comentários nesse mesmo post.

Ambos os processos de medição nas redes sociais são essenciais para a avaliação das estratégias do planeamento de cada empresa.

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