É quase uma pergunta retórica. Com o eclodir da publicidade digital e consequentemente com a alteração de hábitos de consumo, as estratégias de publicidade offline têm sido descuradas, ou até menosprezadas, pela maior parte das empresas.

A verdade é que a adaptação é uma necessidade constante e, por isso, rapidamente a publicidade online conquistou o seu “lugar ao sol”, mas será que pôr de parte o investimento em publicidade tradicional é a melhor decisão?

No marketing tradicional há inúmeras formas promover um produto/serviço, destacando-se como vantagem o alto impacto e envolvimento pelo contacto direto e pessoal que estes formatos proporcionam. O amplo alcance também é uma das caraterísticas valorizadas. Dada a impossibilidade de segmentação, a publicidade tradicional tem um alcance mais abrangente, ao mesmo tempo que confere mais autoridade e confiança.

Ao contrário do online, esta publicidade não pode ser ignorada pelo consumidor, não é possível bloquear ou “avançar/pular” o anúncio, potenciando a duração de visualização do anúncio e fomentando o reconhecimento da marca.

Outra das vantagens associadas a este meio é que a publicidade tradicional é uma forte aliada daquela que é a estratégia mais antiga e eficiente do marketing: o boca-a-boca. Ao apostar numa boa experiência publicitária pode estimular as pessoas a serem o próprio canal de divulgação dos seus produtos, serviços, ou marca de forma espontânea, o que amplifica consideravelmente o alcance desejado.

Embora mais dispendiosa, devido à sua abrangência e alcance, cada empresa deve adequar a sua estratégia de comunicação offline ao orçamento disponível. Para obter melhores e bons resultados, é importante que comunicação física e digital de cada negócio esteja em sintonia.

//www.ldmedia.pt/wp-content/uploads/2020/06/7645LDMedia_logo.png