Persona e Público-alvo são dois termos frequentemente utilizados na literatura sobre estratégias de marketing, sobretudo marketing digital.

Perceber estes dois conceitos é fundamental, na medida em que pode ajudar a definir adequadamente a estratégia a utilizar. Independentemente da ação de comunicação a colocar em prática, para se obter sucesso é necessário conhecer muito bem as pessoas que vão ser impactadas. Só podemos ser assertivos na comunicação se soubermos para quem e com quem estamos a falar.

A persona

Personabuyer persona ou avatar refere-se ao perfil que respresenta o cliente ideal de determinada empresa, ou seja, reúne os principais atributos e caraterísticas físicas do consumidor ideal.

Esses atributos e caraterísticas são identificados através de pesquisas reais, através das informações do próprio negócio, das redes sociais, das métricas de análise do website, entre outros.

O público-alvo

O público-alvo, também conhecido como target ou audiência-alvo, diz respeito a uma fatia mais ampla da sociedade para a qual os serviços e/ou produtos de determinada marca podem ser úteis. Trata-se de um conceito mais abrangente que, por norma, considera caraterísticas demográficas, socioeconómicas e comportamentais. Neste caso, não são considerados detalhes pessoais dos indivíduos.

Paulo Faustino, um especialista em Marketing Digital, no seu livro “Marketing Digital na prática”, apresenta um exemplo concreto:

Persona: Anabela Faria tem 28 anos, é formada em gestão. Adora viajar e praticar desporto com regularidade. É adepta de uma alimentação saudável à base de alimentos biológicos. Trabalha 50 horas por semana e apresenta um rendimento anual de 25 mil euros. Tem o sonho de criar o seu próprio negócio de gestão de empresas.

Público-alvo: homens e mulheres, entre os 22 e os 35 anos, formados em gestão, com interesse em gestão de empresas e negócios.

Embora muitas vezes confundidos como sinónimos, Persona e Público-Alvo são coisas distintas. É muito mais fácil comunicar com a Anabela ou com o João do que comunicar para um público-alvo, onde não se percebe concretamente os seus gostos, interesses ou desejos.

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